Artigos e notícias

Estresse, Biologia & Comportamento

Estresse: a resposta aguda e os efeitos crônicos


Porque somos tão vulneráveis ao estresse? E como ele afeta nossos corpos, mentes e sociedades?

Originalmente, o ESTRESSE ocorre como uma resposta a crises físicas agudas. Como as reações de luta e fuga nas situações de perigo.

Nós (seres humanos) somos dotados de "cérebros evoluídos e complexos capazes de criar e sentir o estresse". Isso nos torna suscetíveis a uma infinidade de estressores (como os "problemas vislumbrados no futuro") que outros animais não experimentam. Assim, [também] nos estressamos com coisas imaginárias.


Resposta aguda de estresse

A amígdala processa os sinais negativos (medo, agressão, memória emocional) e ativa a tomada de decisão pela "via rápida": resposta de estresse. Então, o hipotálamo inicia uma cascata de reações, que são gerenciadas pelo sistema nervoso autônomo — o simpático faz a resposta e o parassimpático faz a recuperação.

Efeitos crônicos do estresse


Sob estresse, nosso corpo prioriza ações que são de curto prazo... [Mas] com alto custo, caso mantidas a longo prazo.

Na verdade, há um "desequilíbrio emergencial" que, se sustentado cronicamente, acarreta problemas à nossa saúde. A resposta de estresse estimula alguns sistemas, em detrimento da redução de outros:

Estimula...

+ fluxo sanguíneo → (+ doença cardiovascular)

+ mobilização de energia corporal → (+ diabetes)

+ estado de alerta → (+ depressão)

+ tônus muscular → (+ dor)

Reduz...

- reprodução → (+ disfunção sexual)

- imunidade → (+ infecção)

- digestão → (+ úlcera)

Mas o estresse é inevitável!… Por isso, devemos buscar o seu balanceamento!


Balanceamento do estresse


No grupo social:

Encontre a sua posição social de modo a tentar a reduzir a desigualdade, aumentando a confiança e coesão no grupo. [Também] procure ampliar laços de afiliação fornecendo apoio social.

Individualmente:

Busque obter controle e previsibilidade ao assumir responsabilidades. Ache a sua fórmula pessoal de alívio; e use-a frequentemente... cotidianamente!